sábado, 30 de maio de 2009

30 de Maio na História LGBT (Joana de Arc era lésbica?)

Jeanne_d_Arc

1431 - Joana d'Arc (em francês Jeanne d'Arc), com dezanove anos, é queimada viva. Depois de um julgamento de 20 meses  é condenada pela Inquisição por heresia. Entre os seus "crimes" estavam vestir roupas masculinas e o inadequado relacionamentos com mulheres.

1431- Joan of Arc is burned at the stake for heresy. Among her "crimes" were cross-dressing and inappropriate relationships with women. (+)

Joana d’Arc era lésbica?

Para a escritora Inglesa Vita Sackville-West sim, Joana d’Arc era lésbica. No seu livro Santa Joana d'Arc,* uma biografia de Joana d’Arc, Vita baseia a sua opinião no testemunho de Simon Beaucroix's “Joana dormiu sempre com as raparigas, ela não gostava de dormir com mulheres idosas.” (+The Question of Saint Joan of Arc's Sexuality and Gender)

SACKVILLE-WEST, Vita. Santa Joana d'Arc. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1994 e Lisboa, Livros do Brasil, 1994 Disponível em Bibliotecas Coimbra, Lisboa

*Saint Joan of Arc (a biography of Joan of Arc) was first published in 1936 by Doubleday, Doran, & Company, Inc. of Garden City, New York (ISBN 0-8021-3816-0) and Cobden-Sanderson, One Montague Street, London. It is currently available from Grove Press (New York City) having been re-issued in 2001.

Marcas Technorati: ,,,

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Fuck You (Very Much) - canção de Lilly Allen contra a Homofobia

Fuck You Very Much é uma crítica clara ao anterior presidente dos EUA, George W. Bush e foi apropriada como uma mensagem contra a homofobia.

No YouTube foram lançadas várias versões que se estão a revelar um sucesso. Esta é a versão Francesa legendada em Português.

O site Stonewall está a organizar uma versão brasileira para um clip da canção de Lilly Allen.

Dykerama tem a letra da música traduzida para português.

Marcas Technorati: ,,

quinta-feira, 28 de maio de 2009

MOVIMENTO PELA IGUALDADE no acesso ao casamento civil

O Movimento pela legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo é lançado domingo em Lisboa

O psiquiatra Daniel Sampaio, a constitucionalista Isabel Mayer Moreira e a actriz e escritora Ana Zanatti são três das personalidades que, no domingo às 16h, subirão ao palco do cinema São Jorge, em Lisboa, para explicar publicamente as razões pelas quais integram o Movimento Pela Igualdade no acesso ao casamento civil (MPI) e subscrevem o seu manifesto. Imediatamente antes, o documento será lido pela actriz Fernanda Lapa.
Atingindo já mais de setecentas adesões, o MPI conta com o apoio dos escritores José Saramago, Ana Luísa Amaral e Lídia Jorge, da realizadora de cinema Ana Luísa Guimarães, dos artistas plásticos Graça Morais e Julião Sarmento, da jurista Teresa Beleza, do jornalista Miguel Sousa Tavares, do cientista Alexandre Quintanilha, dos humoristas Herman José e Ricardo Araújo Pereira, dos actores Alexandra Lencastre, Catarina Furtado, Soraia Chaves, Filipe Duarte, Nuno Lopes e Pepê Rapazote. E também o cavaleiro tauromáquico José João Zoio e a figura da sociedade Lili Caneças.
No final da apresentação pública do movimento, haverá uma reunião para decidir sobre actuação futura. O MPI está a ser constituído para se assumir como movimento de pressão da sociedade civil sobre o poder político com o objectivo de obter dos partidos, no ciclo eleitoral que agora se inicia e que inclui legislativas, o compromisso de que o próximo Parlamento altere o Código Civil para que este passe a permitir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

PUBLICO.PT - José Saramago, Lídia Jorge e Daniel Sampaio apoiam casamento entre homossexuais

Site do Movimento Pela Igualdade

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dez coisas que não sabe sobre o orgasmo - Mary Roach

Uma apresentação de factos científicos feita com muito humor. Com uma parte hilariante aos 11 minutos sobre inseminação artificial e preliminares.

Mary Roach: 10 things you didn't know about orgasm | Vídeo on TED.com

Marcas Technorati: ,

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Histórias de tirar o sono

O Bloco de Esquerda apresentou, esta segunda-feira, três «histórias de tirar o sono», que farão parte dos tempos de antena do partido para as eleições para o Parlamento Europeu e pretendem ser «uma ruptura» com a linguagem tradicional dos partidos políticos.

«São três histórias de tirar o sono», explicou Miguel Portas.
As curtas-metragens - o «Fantasbloco» - são três histórias que partiram de um desafio do BE ao jovem realizador português Manuel Pureza e que foram montadas por João Salaviza, que venceu no domingo em Cannes a Palma de Ouro para curtas-metragens.
A série de curtas-metragens, que conta com a participação de actores e actrizes profissionais, é composta por três episódios dedicados à precariedade, saúde pública e Tratado de Lisboa.

BE apresenta «histórias de tirar o sono» - TSF

Marcas Technorati: ,

Petição à Ordem dos Médicos sobre "reconversão" da orientação sexual

Petição à Ordem dos Médicos sobre "reconversão" da orientação sexual   milgramElectric Shock Machine

 

 

 

 

 

Estarão os médicos Portugueses a voltar a aplicar “secretamente” tratamentos deste género? Importa esclarecer!

Divulguem e Subscrevam http://www.peticao.com.pt/reconversao-da-orientacao-sexual

--

Exmo. Senhor

Bastonário da Ordem dos Médicos

Os signatários, técnicos de Saúde Mental, vêm solicitar a sua atenção para os seguintes factos:

1) o Jornal “Público” divulgou em 2 de Maio de 2009 um artigo intitulado “Ainda há defensores da cura da homossexualidade”.

2) Nesse texto, dois psiquiatras portugueses---um deles Presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos (OM)--- manifestaram opiniões de que discordamos profundamente. Um dos médicos referia a terapia cognitivo-comportamental para “mudar” a orientação sexual e o dirigente da OM falava em “reenquadrar a identidade de género e as opções de relacionamento” e distinguia “homossexualidade primária com cunho biológico marcado e homossexualidade secundária” para justificar a intervenção médica em homossexuais.

3) Os signatários consideram as opiniões citadas como incorrectas, sabendo-se que a homossexualidade não é considerada doença desde 1973 e que não há qualquer evidência científica que sustente a validade das intervenções propostas. Recordam ainda que a APA (Associação Americana de Psiquiatria) reprova qualquer intervenção dita de reconversão da orientação sexual.

4) Como técnicos de Saúde Mental, não ignoramos o sofrimento psicológico de muitas pessoas LGBT, mas consideramos que ele não é resultante dos seus comportamentos, afectos ou identidades, antes é determinado por um contexto social marcado pela homofobia que se revela discriminatório. Neste sentido, consideramos que esse sofrimento resulta da interiorização de mensagens sociais negativas e que cabe aos técnicos de Saúde Mental reduzir a dissonância entre o peso destas mensagens interiorizadas e os sentimentos dessas pessoas, favorecendo a auto-aceitação, afirmação e validação da sua orientação sexual e da sua identidade sexual.

Senhor Bastonário:

Pelo exposto, vimos solicitar:

a) A clarificação urgente da Direcção da Ordem dos Médicos sobre este tema.

b) Uma tomada de posição do Colégio da Especialidade de Psiquiatria, após um debate entre os seus membros.

c) O seu apoio e participação na continuação deste debate na comunicação social, que os signatários pretendem levar a cabo.

Lisboa, 14 de Maio de 2009

Os Peticionários

Divulguem e Subscrevam http://www.peticao.com.pt/reconversao-da-orientacao-sexual

domingo, 24 de maio de 2009

Hoje na História GLBT 24 de Maio

1919 – Primeira exibição pública do primeiro filme de libertação gay,"Diferente das outras pessoas”, em Berlim. O filme foi proibido no ano seguinte.

1974 - Realizador soviético Sergei Paradzhanov é condenado a seis anos num campo de trabalho forçado, Gulag, por cometer actos homossexuais.

1993 – Roberta Achtenberg, nomeada pelo presidente Clinton comoRoberta Achtenberg Secretária-adjunta para a Habitação Justa e Oportunidades Iguais do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano [Department of Housing and Urban Development – HUD], tornou-se a primeira mulher abertamente lésbicas ser confirmada pelo Senado dos Estados Unidos. A votação foi 58-31. Antes da votação que ela foi atacada pelo Sen. Jesse Helms pelo seu comportamento escandaloso, incluindo beijar sua parceira num desfile do orgulho gay.

1919- The first showing of the first gay liberation film, "Different From Other People," takes place in Berlin. It would be banned the following year.

1974- Soviet film director Sergei Paradzhanov is sentenced to six years in a Gulag labour camp for committing homosexual acts.

1993- Roberta Achtenberg, who had been nominated to be assistant secretary for Fair Housing and Urban Development, becomes the first openly lesbian woman to be confirmed by the US Senate. The vote was 58-31. Before the vote she was attacked by Sen. Jesse Helms for outrageous behavior, including kissing her partner at a gay pride parade.

Grassroots Equality Examiner: Today in LGBT history- May 24th

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Obama Nomeia Primeira Lésbica para Procuradora

O Presidente Obama realizou, na sexta-feira, um feito histórico  ao nomear a primeira assumidamente lésbica advogada de Seattle Jenny Durkan como a próxima Procuradora os EUA para o distrito Ocidental de Washington, de acordo com o Advocate.

 Obama Appoints First Lesbian For US AttorneyJenny Durkan, uma das seis pessoas nomeadas pelo Presidente Obama para uma posição como Procurador dos Estados Unidos, está agora sujeita a confirmação do Senado dos Estados Unidos.

De acordo com o Times de Seattle , a indigitação de Jenny Durkan é um marco histórico para a Comunidade lésbica e gay que acredita na sua confirmação para ser a primeira lésbica assumida a exercer o cargo de Procuradora dos Estados Unidos.

Jenny Durkan, de 51 anos, vive em Seattle com a sua companheira de longos anos e seus dois filhos.

Fonte: She Wired por Mona Elyafi 19-05-200

Perfil Profissional

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pagamento de Honorários a Defensores Oficiosos

Num estado sem justiça a lei que tende a prevalecer é "matar ou morrer". Será esse um custo que, como sociedade, queremos pagar?

Petição .com.pt - Petição para Pagamento de Honorários a Defensores Oficiosos

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Igualdade Mulheres e Homens na Participação Política - Campanha 50/50

Campanha 50/50 (II)Bra-Burning - a queima de sutiãs

Mulheres e Homens na Participação Política 2009

Este é um ano decisivo para a democracia: é um ano de eleições e de nomeações. Na Europa, para o Parlamento Europeu e para a Comissão Europeia. Em Portugal, para a Assembleia da República, Autarquias e Governo. A participação igual de mulheres e homens é uma exigência da democracia. E qual é a situação actual? No Parlamento Europeu, 75% da representação portuguesa é assegurada por homens; 79% dos deputados eleitos para a Assembleia da República são homens; em 2007, foram eleitos 39 homens e 8 mulheres para a Assembleia Regional da Madeira; na Assembleia Regional dos Açores, apenas 15,8% de deputados eleitos é do sexo feminino; nas autarquias, 6,2% das Presidências são asseguradas por mulheres; e 21% das vereações são desempenhadas por mulheres. As eleições europeias estão a aproximar-se rapidamente! Assine a campanha por uma igual representação das mulheres nas posições de tomada de decisão na Europa, se quiser reforçar a sua voz pela igualdade entre mulheres e homens ao mais alto nível da política europeia. Conheça o vídeo da campanha em Portugal.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres organiza o Seminário Paridade e participação política, na próxima sexta-feira, dia 15 de Maio, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, no âmbito da Campanha 50/50 - Mulheres e Homens na Participação Política .

O seminário terá lugar no Auditório da Representação do Parlamento Europeu em Lisboa (Largo Jean Monnet, nº 1, 6º). A participação é gratuita mas sujeita a inscrição até 14 de Maio para plataforma@plataformamulheres.org.pt.

Aqui se deixa o programa.

PROGRAMA
15:30 – 16:00: Recepção e registo de participantes
16:00 – 16:30: Sessão de abertura

Sofia Fernandes – Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

Margarida Marques – Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Edite Estrela - Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género do Parlamento Europeu
16:30 - 17:30: Igualdade entre mulheres e homens na participação política – A Campanha 50/50

Cécile Greboval – Coordenadora da Campanha 50/50 do Lobby Europeu das Mulheres

Ana Gomes – Eurodeputada

Regina Tavares da Silva – Consultora em Igualdade entre Mulheres e Homens do Conselho da Europa e das Nações Unidas

Marta Costa – Representante de Portugal no Lobby Europeu das Mulheres
17:30 - 17:35: Visualização do spot da Campanha 50/50 em Portugal
17:35 - 18:15: Debate
18:15 – 18:45: Sessão de encerramento

Elza Pais – Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

Ana Coucello – Vice-Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

Internet - Liberdade acima de tudo, defende ministro português da Cultura

Este é o segundo ministro da cultura, que seja do meu conhecimento, que assume a defesa da liberdade na internet e o direito ao acesso à cultura. O outro foi o ministro da Cultura do Brasil e também artista, Gilberto Gil.

Sr. José António Pinto Ao ler a notícia, percorreu-me um sentimento, raro, de orgulho nacionalista. Parabéns Sr. Dr. José António Pinto. Já o tinha escutado, na apresentação do livro de Adriana Calcanhotto “Saga Lusa” na Casa Fernando Pessoa e tinha ficado com impressão que era um não alinhado com os interesses dominantes e vigentes na sociedade que transformou a cultura, não num direito mas, numa industria. Foi com prazer que obtive a confirmação. Só espero que o deixem continuar.

 

O ministro português da Cultura não admite restrições ou castigos a quem faça downloads de filmes ou músicas Net, apesar de ser matéria protegida por direitos de autor.

José António Pinto considera que a proposta em debate em França - de cortar a ligação à Internet a quem faça downloads ilegais - não faz sentido em Portugal. Segundo o ministro, tal atitude que não é coisa de um Estado de direito.
“Nós somos um país que tem uma história e um regime de Estado de Direito específicos. A história é que vivemos 48 anos sobre a ditadura e portanto não compreendemos facilmente soluções que tenham uma leitura possível censória – que alguém está a ver o que estamos a fazer”, explica.
Se um determinado conteúdo está disponível na Internet ele deve ser poder ser usufruído por qualquer pessoa que tenha acesso à rede, considera o governante, para quem qualquer tentativa de impor sanções terá sempre terá sempre contornos censórios. “Estamos a trata de um área [filmes e música] em que de facto as pessoas, têm a sensação de que alguém lá pós e eles limitam-se apenas a usar o que está disponível: como alguém encontra notas de banco no chão”.
É desta forma crítica que o ministro comenta a discussão em curso no Parlamento francês sobre uma lei que permite – sem esperar por uma decisão judicial – cortar o acesso à rede a quem efectue downloads ilegais, mas obrigando o cliente a continuar a pagar a assinatura.
O ministro considera que a utilização da Net para a prática de crimes como a pedofilia ou o tráfico de seres humanos deve ser investigada e punida, mas que os filmes e a música disponíveis da Net – principais alvos da lei francesa – “são de quem as agarrar”.
Pinto Ribeiro está no conselho de Ministros da Cultura da União Europeia, em Bruxelas, onde foi hoje oficialmente decidido que a cidade de Guimarães será em 2012, Capital Europeia da Cultura.
A Sociedade Portuguesa de Autores reage com indignação à posição assumida pelo ministro face à pirataria na Net. O maestro Pedro Osório diz-se "ofendido" e diz que o governante tem uma "visão anti-cultural".

http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=79&ContentId=286462

 

sábado, 9 de maio de 2009

O Voto das Mulheres

«Nesta data foi dado o direito de voto às mulheres diplomadas, com cursos superiores ou secundários, nos termos do Decreto com força de lei nº19694, de 5 de Maio de 1931. Aos homens exigia-se apenas que soubessem ler e escrever».

(in Agenda Feminista 2009, coord.Luísa Boléo, ed.Umar).

 

http://acidadedasmulheres.blogspot.com/2009/05/eu-voto.html

Marcas Technorati: ,

A vantagem económica de matar trabalhadores (Politica de irresponsabilidade 1)

Quanto custa implementar segurança, higiene e saúde no trabalho? Muitos Euros.
Quanto custa matar um trabalhador? Zero Euros.
É conhecida a falta de habilitações dos gestores Portugueses, por isso não vou detalhar a análise custo/beneficio. Mas não é necessário, pois não?


Acórdão Tribunal da relação arrasa lei socialista « Catarse

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Parlamento Europeu adia sanções à pirataria na Internet - Expresso.pt

Próximos episódios em Outubro!

Ao assumir esta posição, naquela que é a última sessão plenária da actual legislativa, a assembleia remete para o próximo Outono o chamado processo de "conciliação", com vista a um entendimento entre o Parlamento Europeu e o Conselho (27 Estados-membros) sobre todo o pacote legislativo relativo às telecomunicações.

Com efeito, ao aprovarem por 407 votos a favor, 57 contra e 101 abstenções uma emenda alternativa que só permite a restrição dos direitos dos internautas com ordem judicial, o Parlamento Europeu obriga a que todo o pacote de medidas tenha que ser revisto. "Quando uma só alínea é rejeitada, todo o pacote tem que ser conciliado" lembrou a eurodeputada socialista francesa Catherine Trautmann, autora de parte do pacote legislativo.

O grande, e único, ponto de discórdia de todo o "pacote telecomunicações" prende-se com as sanções à pirataria na Internet, na sequência de uma proposta avançada pela França que contempla a possibilidade de uma autoridade administrativa, e não judiciária, suspender o acesso à Internet aos "piratas".

 

Parlamento Europeu adia sanções à pirataria na Internet - Expresso.pt

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A crise explicada aos leigos

Achei este post delicioso, e não resisti em o colocar aqui. Crédito à sua origem jfsantos em wordpress

Sub quê? crise? qual crise? (ou outra forma de explicar porque é que este capitalismo falhou…

Recebi por email de “fonte geralmente bem informada”. Assim sendo penso poder divulgar, sem correr o risco de vir a ser desmentido!
Para quem não entendeu ou não sabe bem o que é ou gerou a crise americana, segue breve relato económico para leigo entender…

É assim:

O Ti Joaquim tem uma tasca, na Vila Carrapato, e decide que vai vender copos ‘fiados’ aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.
Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose do tintol e da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).

O gerente do banco do Ti Joaquim, um ousado administrador formado em curso muito reconhecido, decide que o livrinho das dívidas da tasca constitui, afinal, um activo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o ‘fiado’ dos pinguços como garantia.

Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrónimo financeiro que ninguém sabe exactamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (os tais livrinhos das dívidas do Ti Joaquim).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e atasca do Ti Joaquim vai à falência.

Viu… é muito simples…!!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Débitos Directos feitos a triplicar

Na minha conta do BPI os pagamentos efectuados pelo sistema de débito directo foram feitos a triplicar.

Hoje, fui fazer um levantamento no multibanco e verifiquei que tinha saldo negativo. Consultei de imediato os movimentos da conta e verifiquei n movimentos de débito repetidos. Pensei logo “alguém adormeceu com o dedo na tecla”.

Enviei uma reclamação por escrito, pelo homebanking onde pedia a correcção da situação e responsabilidades.

Recebi a seguinte resposta:

Agradecemos desde já o seu contacto que foi alvo da nossa melhor atenção.

Na sequência do mesmo, informamos que existiu uma dificuldade técnica que conduziu à cobrança incorrecta de alguns pagamentos efectuados nas contas BPI através do Sistema de Débitos Directos. No entanto, esta dificuldade foi já identificada e encontra-se em fase de resolução.

Assim, informamos que os valores serão regularizados na sua conta à ordem ainda no decorrer do dia de hoje.

Lamentamos todos os transtornos que esta situação lhe possa causar e agradecemos antecipadamente a sua compreensão.

Com os melhores cumprimentos,

Suspeito que a palavra responsabilidade não faz parte do vocabulário do BPI, mas para ter a certeza respondi e perguntei se o BPI estava a assumir a sua responsabilidade e,  se sim, como se proponha a ressarcir os clientes lesados.

Estou a aguardar a resposta com um dedo no formulário de reclamações do Banco de Portugal e outro no da DECO.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Liberdade na internet – Resposta de deputado (1)

A primeira resposta aos email enviados ontem, foi do eurodeputado Carlos Coelho.

Tendo recebido muitas mensagens sobre este assunto peço que veja a resposta que dei no meu site em

http://www.carloscoelho.eu/apresentacao/view_faq.asp?faq=82&submenu=30

Os melhores cumprimentos

Carlos Coelho

Internet - Direito de escolherem por nós vai a votação

No dia 5 de Maio de 2009, o Parlamento Europeu irá votar directivas europeias que incluem o chamado “Pacote Telecomunicações“.

O conteúdo destas Directivas do “Pacote Telecomunicações” está a ser negociado até ao último minuto entre o Parlamento Europeu, o Conselho Europeu, e a Comissão. A questão crucial da “discriminação na net” está a ser trabalhada na Directiva Serviço Universal, cujo relator é Malcolm Harbour (conservador britânico conhecido pela defesa das empresas de software). Nestes tempos de crise, em que as grandes empresas do sector pretendem regulamentar a net, a resposta a esta questões moldará o futuro da Internet na Europa.

O conteúdo da Directiva inspirada pelo Conselho Europeu coloca em risco a Internet livre e inovadora tal como a conhecemos. As disposições que protegem os direitos dos cidadãos contra os atentados à internet (artigo 32a6, e o Considerando 26 da Directiva Serviço Universal, e artigo 8/4 (FA) da Directiva-Quadro) foram muito modificadas e reduzidas pelo Conselho Europeu.

A escolha que está em cima da mesa é se os operadores devem seleccionar o que os usuários podem utilizar, ou se estes devem fazer as suas próprias escolhas.

Artigo muito completo e bem fundamentado.

http://fdrojornal.wordpress.com/2009/04/30/nota-do-idp-contra-a-%e2%80%9cdiscriminacao-na-net%e2%80%9d/#comment-164

Marcas Technorati: ,,,

Liberdade na internet em votação - Última oportunidade

Os projectos de emenda sobre a liberdade na internet vão ser votados amanhã, 5 de Maio de 2009, no Parlamento Europeu.

Ainda está a tempo de fazer chegar as suas preocupações aos parlamentares.

Veja no link a opinião de Miguel Portas

O debate será transmitido on-line pelo site do Parlamento na terça-feira, a partir da 8h da manhã em Portugal. Pode ser seguido ao vivo.
Tenho alguma esperança em que se possam formar maiorias que bloqueiem os aspectos mais negativos da proposta da Comissão - os que afectam este universo de liberdade em que a internet se transformou, o que incomoda muita gente.O facto de ser a última sessão do PE antes das eleições ajuda a obter melhores resultados, já que muitos deputados mais pró-indústria e anti-cidadãos sabem que daqui a um mês serão julgados pelos cidadãos.Mas, para que isso aconteça, é importante que se façam ouvir por todo o lado as vozes dos internautas, mostrando que estão atentos ao que se passa esta semana no PE.


Liberdade na internet

Mais dois emails
miguel.portas@europar.europa.eu
renato.soeiro@europarl.europa.eu

domingo, 3 de maio de 2009

Emenda 138 - Liberdade na internet

Tradução do template para enviar aos parlamentares

Emenda 138: Tradução do template para envio aos MEPs portugueses PROGRAMAS LIVRES

Emails dos deputados portugueses no Parlamento Europeu

Partido Socialista Europeu

francisco.assis@europarl.europa.eu; luismanuel.capoulassantos@europarl.europa.eu; lmcapoulassantos@europarl.eu.int; paulo.casaca@europarl.europa.eu; deputado@paulocasaca.net; manuel.dossantos@europarl.europa.eu; edite.estrela@europarl.europa.eu; emanuel.jardimfernandes@europarl.europa.eu; elisa.ferreira@europarl.europa.eu; info@elisaferreira.net ; anamaria.gomes@europarl.europa.eu; joel.hasseferreira@europarl.europa.eu; jamila.madeira@europarl.europa.eu; sergio.sousapinto@europarl.europa.eu; armando.franca@europarl.europa.eu

Partido Popular Europeu - Democratas Europeus

carlos.coelho@europarl.europa.eu; assuncao.esteves@europarl.europa.eu; duarte.freitas@europarl.europa.eu; vasco.gracamoura@europarl.europa.eu; jose.ribeiroecastro@europarl.europa.eu; Luís Queiró - cds-pp@cds.pt; José Silva Peneda - psd@psd.pt;

Esquerda Unitária Europeia - Esquerda Verde Nórdica

ilda.figueiredo@europarl.europa.eu; Pedro Guerreiro - pcp@pcp.pt; miguel.portas@europar.europa.eu
renato.soeiro@europarl.europa.eu

Marcas Technorati: ,

http://www.laquadrature.net/wiki/MEPs_PT

Não à limitação de acesso à Internet - Pela liberdade de opinião e o direito à cultura e informação

A minha sugestão de texto padrão para as mensagens.
 

Assunto: Não à limitação de acesso à Internet - Pela liberdade de opinião e o direito à cultura e informação

Caro deputado do Parlamento Europeu,

O acesso à Internet não é condicional.

Milhões de europeus dependem da Internet quer seja directa ou indirectamente no seu estilo de vida. Tirá-la, limitá-la, restringi-la ou condicioná-la, terá um impacto directo naquilo que fazemos, na nossa liberdade de opinião e no nosso direito à cultura e informação.

A internet ajuda-nos a expressarmo-nos, inovarmos, colaborarmos, partilharmos, ajuda-nos a ter novas ideias e a prosperar. Tudo sem a ajuda de intermediários nem limitações impostas por grupos económicos ou políticos.

Permitir por lei que se limite o acesso à informação, com base numa acusação sem direito a defesa, é um assunto muito grave! Que o Parlamento Europeu aceite essa limitação abusiva da liberdade individual é gravíssimo.

Expresso desta forma a minha vontade de eleitor de não querer que estas alterações sejam aprovadas e solicito que me informe da sua posição pessoal em relação ao seu voto nesta matéria no Parlamento Europeu.

Limitação ao acesso à Internet

Meus Senhores, cortar o acesso à informação com base numa acusação, sem direito a defesa, é um assunto muito grave!
Que o Parlamento Europeu aceite essa limitação abusiva da liberdade individual é ainda pior.
A forma de reagir de imediato parece ser enviar massivamente emails para os parlamentares que vão votar.
Existem momentos em que é necessário agir, para além de dizer.
Endereços de email:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deputados_de_Portugal_no_Parlamento_Europeu_(2004-2009)
ou
http://www.europarl.europa.eu/members/expert/groupAndCountry/search.do;jsessionid=69ADF04943C000194117E9C7032EEC31.node1?country=PT&language=PT

PARLAMENTO EUROPEU QUER LIMITAR O USO DA INTERNET

MUP - Movimento Mobilização e Unidade dos Professores: PARLAMENTO EUROPEU QUER CERCEAR O USO DA INTERNET

Revolução de Xutos e Pontapés

Revolução feita por uma geração que como eu, assistiu ao ensaios dos Xutos num depósito de mobílias partidas em frente à entrada para o ginásio da Escola António Arroio.

Esta geração que os avós lutaram na grande guerra e na implantação da republica. Que os pais viveram uma infância de fome e de senhas de racionamento durante a segunda guerra mundial e foram depois lutar no Ultramar.

Uma geração que viu os seus irmãos mais velhos presos pela PIDE, refugiados em França ou escondidos em casa de amigos.

Esta geração que ainda hoje sabe de cor as canções que gritou em 74 e 75; que assistiu ao brinde com whisky ao “carneiro esturricado”; que se orgulha e se sente crescer por ter estado nas manifestação que fizeram cair Cavaco; que fizeram a sua carreira profissional em crescendo, acreditando no emprego para a vida, que não era possível despedimentos sem justa causa; que exerceram profissões altamente qualificadas, cargos de chefia, foram quadros superiores e que agora, se encontram em grande número desempregados, desvalorizados e descriminados pela idade; que vêm os seus pais receberem reformas de miséria, e estão impossibilitados de os apoiarem;  os seu filhos sem emprego ou explorados a recibo verde; que não têm segurança na reforma, nem no sistema de saúde, que se habituaram a ter seguro de saúde privado que perderam junto com o emprego; que receberam parte do seu ordenado em stock options para evitar os impostos ou em fundos de reforma que foram pia a baixo.

Uma geração que não confia na justiça, não confia na politica mas conhece as FP25, tem como ídolos não os Tokio Hotel mas Che, Otelo e Isabel do Carmo.

Muitos estão a optar por reformas antecipadas, mas não se reformam para morrer nos bancos de jardim. Reformam-se por protesto. Tem instrução e conhecimentos, ainda têm força, algum dinheiro e não são enganados pelo consumismo e a manipulação dos mass media.

Tiveram perspectivas que foram e estão a ser todos os dias goradas, conheceram os dias da ditadura e do fascismo e reconhecem o seu regresso subtil mas constante.

É esta geração a que se propõe a fazer a próxima revolução. Não a dos cravos mas a dos xutos e pontapés.

Marcas Technorati: ,,

Grande palerma! (Sinais de descontentamento 1)

O primeiro-ministro José Sócrates foi, este sábado, recebido com gritos e insultos durante uma acção de campanha com o cabeça de lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu, na Feira do Alvarinho e do Fumeiro, em Melgaço.

José Sócrates, que acompanhava Vital Moreira na campanha para as eleições europeias, foi recebido com insultos e assobios na Feira do Alvarinho e do Fumeiro, em Melgaço, uma terra socialista no distrito de Viana do Castelo.

«Grande palerma» foram algumas das palavras que o secretário-geral do PS ouviu, numa recepção pouco amigável que os militantes do PS tentaram abafar.

Ver vídeo

Marcas Technorati: ,,

A PIDE voltou (Atentado à liberdade 1)

Deputado considera que os interrogatórios aos alunos para tentar apurar quem esteve envolvido num protesto são intoleráveis e um atentado à liberdade.

Veja o vídeo com as declarações do deputado Manuel Alegre.

 

Sinais de descontentamento 2 (Vital Moreira)

Incidente com eurocandidato do PS em Lisboa

Vital Moreira agredido e insultado na manifestação da CGTP-IN

Vital Moreira, candidato socialista às eleições Europeias do próximo dia 7 de Junho, foi insultado e agredido esta sexta-feira por manifestantes que participaram no desfile organizado pela CGTP, para assinalar o 1º de Maio.

O candidato do PS foi empurrado, cuspido, insultado e, em várias ocasiões, agredido com murros na cabeça e nas costas.
Aos gritos de "traidor" e "mentiroso", por vezes invectivando-o com vários "vai-te embora", Vital Moreira foi obrigado a abandonar rapidamente o local.

"É uma situação grave e quero apresentar desculpas formais da CGTP. Obviamente que Vital Moreira, e a delegação do PS, é bem-vindo à manifestação da CGTP", disse Carlos Trindade.
O dirigente da CGTP salientou ainda que os incidentes "traduzem momentos de desespero e de muito desemprego".
"Houve trabalhadores desesperados que reagiram, em vez de reagir contra a crise, reagiram desta forma desesperada", acrescentou.

Ver vídeo